COMO ACALMAR A ANSIEDADE (SEGUNDO A NEUROCIÊNCIA)

A ansiedade é uma condição comum que afeta muitas pessoas em todo o mundo. No entanto, segundo a neurociência, é possível aprender a acalmar a ansiedade através de técnicas e práticas específicas. Hoje eu quero oferecer à vocês uma visão detalhada sobre como podemos reeducar nosso cérebro para lidar com a ansiedade de maneira eficaz.

O QUE É ANSIEDADE E COMO ELA SE DESENVOLVE

Ao contrário do que se possa pensar, a ansiedade é um comportamento aprendido. Na verdade, é um hábito que foi criado pelo cérebro. Nós não somos ansiosos, nós nos tornamos ansiosos ao alimentar os mecanismos que sustentam esse hábito ao longo do tempo. Situações específicas podem se tornar cada vez mais geradoras de ansiedade, e a resposta do cérebro pode se tornar um ciclo contínuo de preocupação e estresse.

COMPREENDENDO OS MECANISMOS DA ANSIEDADE

Para combater a ansiedade, é crucial entender os mecanismos por trás dela. Existem três regras fundamentais que regem o aprendizado: gatilho, comportamento e recompensa. Ao identificar esses elementos em nossas próprias experiências de ansiedade, nós podemos começar a desmontar o ciclo vicioso que ela cria.

AS TRÊS REGRAS DO APRENDIZADO E A ANSIEDADE

Todo aprendizado, incluindo o desenvolvimento da ansiedade, segue um padrão de gatilho, de comportamento e de recompensa. O gatilho desencadeia uma resposta comportamental que é seguida por uma recompensa. No caso da ansiedade, muitas vezes a “recompensa” é uma forma de alívio temporário ou a falsa sensação de estar lidando com uma ameaça, mesmo que imaginária.

COMO ACALMAR A ANSIEDADE SEGUNDO A NEUROCIÊNCIA

A neurociência sugere que podemos interromper o ciclo da ansiedade ao nos tornarmos conscientes dos gatilhos e comportamentos e ao questionar a verdadeira recompensa por trás deles. Ao fazer isso, nós podemos começar a reeducar nosso cérebro para responder de maneira diferente às situações que normalmente nos causam ansiedade.

CURIOSIDADE COMO FERRAMENTA CONTRA A ANSIEDADE

A curiosidade é uma poderosa aliada no combate à ansiedade. Quando nos tornamos curiosos sobre nossos próprios processos mentais e físicos, nós deslocamos a atenção da preocupação para a exploração e compreensão do que está acontecendo dentro de nós. Isso pode ajudar a acalmar a mente e reduzir a ansiedade.

REEDUCANDO O CÉREBRO PARA NOVOS COMPORTAMENTOS

Reeducar o cérebro envolve a criação de novos comportamentos e recompensas. Ao invés de cair em padrões de pensamento ansiosos, nós podemos escolher focar em pensamentos e ações que promovam a calma e o bem-estar. Isso requer prática e paciência, mas com o tempo, pode-se ensinar o cérebro a adotar esses novos padrões como resposta automática.

CONCLUSÃO: ACALMANDO A ANSIEDADE COM CONSCIÊNCIA E PRÁTICA

Segundo a neurociência, acalmar a ansiedade é possível através da compreensão e aplicação de técnicas que nos ajudam a reeducar nosso cérebro. Ao nos tornarmos conscientes dos gatilhos e comportamentos que alimentam a ansiedade e ao substituí-los por respostas mais saudáveis, nós podemos encontrar alívio e uma sensação de controle sobre nossas emoções. A chave é a prática contínua e a gentileza consigo mesmo durante o processo.

Auricy T.

———————–

Se este assunto lhe interessa, vejo o vídeo na íntegra clicando AQUI!

———————–

E se você está sofrendo com a ansiedade, adquira este E-BOOK, clicando na imagem abaixo, pois aqui você encontrará não só técnicas eficazes de combate à ansiedade, como também você conhecerá de forma detalhada do que trata a Ansiedade.