ESTE AMINOÁCIDO PODE MUDAR O SEU HUMOR… E O SEU SONO

Você já ouviu falar no aminoácido chamado triptofano?

Pois você deveria, porque os seus benefícios em nosso corpo são essenciais.

Você provavelmente já ouviu falar da serotonina e da melatonina. Mas você conhece os efeitos positivos do triptofano, aminoácido que melhora a qualidade do sono e do humor? A chave para serotonina e a melatonina

De fato, o triptofano, um aminoácido essencial para o nosso corpo, está de fato na origem da produção de serotonina, que geralmente é apelidada de hormônio da felicidade.

Da mesma forma, também está envolvido na produção do famoso hormônio do sono, a melatonina.

Basta dizer este aminoácido desempenha um papel muito importante na nossa saúde e no nosso condicionamento físico, ajudando a melhorar tanto o nosso humor quanto a qualidade do nosso sono.

Por último, mas não menos importante, é que também é graças a ele que nosso corpo produz vitamina B3. Uma vitamina que ajuda a reduzir o nosso nível de fadiga e atua no bom funcionamento do nosso metabolismo. Basta dizer que é melhor não ficar sem triptofano se você quiser se sentir em forma, positivo e dormir bem!

UM AMINOÁCIDO RARO EM NOSSO CORPO

Mas como garantir que nossos corpos não careçam desse aminoácido chave?

De acordo com a Agência Francesa de Segurança Alimentar (AFSSA), nossa exigência de triptofano é de 4 mg de triptofano por quilograma de peso corporal por dia. Faça as contas com base no seu peso para medir a sua ingestão diária pessoal.

No entanto, o triptofano, um dos nove aminoácidos chamados essenciais, continua a ser o mais raro no nosso organismo (representando apenas 1% dos aminoácidos em nosso corpo), e ele também é o mais raro em nossos pratos. O ponto positivo é que ele está presente, em pequenas quantidades, em uma grande variedade de alimentos.

EM QUAIS ALIMENTOS VOCÊ PODE ENCONTRÁ-LO?

Felizmente, a lista e bem longa. Você vai encontrá-lo em ovos, peixes e mariscos, bem como em carnes de qualquer tipo. Mas o triptofano também é encontrado em cereais e leguminosas (arroz, feijão, macarrão integral, soja, ervilhas fracionadas, etc.), bem como em sementes e oleaginosas (amêndoas, nozes, gergelim, etc.).

Em uma base diária, quanto mais você comer produtos contendo triptofano, mais serotonina e melatonina você vai produzir. Para o deleite do seu humor e sono. Por outro lado, a AFSSA contraindica claramente o consumo de suplementos alimentares deste aminoácido para pessoas em tratamento antidepressivo. Então fique atento.


REFERÊNCIAS

https://afssa.net/