A exploração massiva das águas subterrâneas causou uma mudança significativa na inclinação da Terra. Um estudo recente publicado na revista Geophysical Research Letters revela que o movimento dessas massas de água fez com que o polo rotacional da Terra se movesse cerca de 80 centímetros para leste entre 1993 e 2010.
O bombeamento maciço de águas subterrâneas não só contribui para o aumento das águas do mar, mas também impacta o eixo de rotação da Terra. Essas descobertas podem ter implicações importantes para a nossa compreensão das alterações climáticas e dos seus efeitos na Terra.
A MUDANÇA OBSERVADA NA INCLINAÇÃO SE DEVE À REDISTRIBUIÇÃO DE 2.150 GIGATONELADAS DE ÁGUA SUBTERRÂNEA
O estudo, liderado por Ki-Weon Seo, geofísico da Universidade Nacional de Seul, examinou o impacto da mudança das águas subterrâneas no polo rotacional da Terra. O movimento do polo é um processo denominado “movimento polar”, que se refere à variação na posição do polo giratório em relação à crosta terrestre. O peso da água redistribuída modifica a distribuição da massa no planeta e assim influencia a forma como a Terra gira, como um pião cuja rotação é afetada pela adição de um pequeno peso. De acordo com Ki-Weon Seo, “entre as causas relacionadas com o clima, a redistribuição das águas subterrâneas tem, na verdade, o maior impacto na deriva do polo rotacional”.
Este estudo permitiu quantificar pela primeira vez o impacto da exploração das águas subterrâneas na inclinação da Terra. Os pesquisadores usaram modelos para observar mudanças na deriva dos polos rotacionais e no movimento da água, considerando apenas mantos de gelo e geleiras, incorporando então diferentes cenários de redistribuição das águas subterrâneas. Somente quando o modelo incorporou uma redistribuição de 2.150 gigatoneladas de água subterrânea que ele foi capaz de corresponder à deriva polar observada. Sem isso, o modelo foi compensado em 78,5 centímetros, ou 4,3 centímetros de desvio por ano.
AS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS FORAM MAIS REDISTRIBUÍDAS NA AMÉRICA DO NORTE E NA ÍNDIA
A localização das águas subterrâneas também desempenha um papel importante. Por exemplo, a redistribuição da água das latitudes médias tem um impacto maior no polo de rotação. Durante o período do estudo, a redistribuição da água foi maior no oeste da América do Norte e no noroeste da Índia.
Ki-Weon Seo conclui expressando tanto a sua admiração científica como a sua preocupação ambiental: “Como pai e morador da Terra, estou preocupado e surpreso ao ver que a exploração das águas subterrâneas é outra fonte de aumento do nível do mar”.