A origem do qigong, nascido na China e recentemente surgido no Ocidente, está perdida nas brumas do tempo. Uma verdadeira arte de viver, a prática do Qi Gong, com seus movimentos lentos e exercícios de respiração, harmoniza a mente, as emoções e o corpo: tudo para alcançar um equilíbrio sutil entre saúde e bem-estar!
Na medicina chinesa, “Qi” é energia, e “Gong” significa disciplina. Ou seja, o nome diz quase tudo. Essa técnica também é chamada de yoga chinesa, o Qi Gong é uma técnica de relaxamento chinesa ancestral, e no passado ela era ensinada por monges.
QI GONG: UMA “DANÇA” LENTA PARA ACALMAR, REGULAR, TONIFICAR E FORTALECER O CORPO
Essa ginástica da saúde, no sentido energético do termo, é composta por uma série de movimentos muito lentos, que se baseiam no trabalho respiratório e na flexibilidade.
Apreciado diariamente por milhões de chineses, o Qi Gong (pronuncia-se “tchi kong”) surgiu na Europa no final do século passado. Agora, todos podem descobrir a prática e, acima de tudo, desfrutar de seus benefícios para o corpo e a mente.
A disciplina é baseada em concentração, exercícios respiratórios, movimentos dinâmicos e posturas. Derivado do Tao Yan Fa, um método taoísta para monges e eremitas – que o praticavam por até seis horas por dia – o Qi Gong está atraindo cada vez mais ocidentais. Não à toa, pois garante concentração, tranquilidade, calma e relaxamento.
HARMONIA ENTRE CORPO E MENTE
Ao melhorar o equilíbrio interno, essa prática obviamente também influencia na saúde física. Primeiro, porque os dois estão ligados, mas também porque os movimentos do Qi Gong permitem que todo o corpo se mova. No entanto, os movimentos trabalham diretamente nos meridianos (esses grandes canais de energia que atravessam o corpo). As articulações e órgãos, restaurando o fluxo de energia dos pés para a cabeça.
A nível físico, os exercícios suavizam as articulações, dispersam a dor e mantêm o tônus muscular. Eles também estimulam a irrigação e oxigenação dos tecidos, regulam a função cardiovascular e todo o metabolismo e fortalecem as defesas naturais do corpo.
QI-GONG INICIANTE OU AVANÇADO CONTRA O ESTRESSE!
Praticado regularmente e criteriosamente utilizado, é um aliado na escolha para o combate ao estresse, fadiga, ansiedade ou estados depressivos, distúrbios do sono, timidez ou distúrbios psicossomáticos. Ele também se mostrou muito eficaz diante de outros tipos de agitação mental.
De fato, a mobilização suave de certas articulações promove a autocura. Portanto, não é surpreendente que cada vez mais naturopatas, fisioterapeutas, osteopatas e acupunturistas apreciem e recomendem as soluções simples oferecidas por esta prática!
Para a maioria de nós, no entanto, o maior interesse de tal ginástica é da ordem da Saúde preventiva. Seu objetivo é portanto: promover a boa circulação de energia vital por todo o corpo, sem obstáculos ou bloqueios.
Agora se você quer aprender a Meditar, para somente depois aprender a arte do QI GONG, eu sugiro o nosso Treinamento “MEDITAÇÃO FUNDAMENTAL”, feito sobre medida para você.
Auricy T.