UM ABDÔMEN TONIFICADO, GRAÇAS AO MÉTODO ABDOMINAL HIPOPRESSIVO

A técnica abdominal hipopressiva permite moldar suavemente o abdômen, sem risco de se machucar. Um método eficaz para tonificar o abdômen, baseado em exercícios respiratórios simples.

À medida que o verão se aproxima, muitos de nós queremos voltar à forma física. Não há necessidade de métodos agressivos, quase impossíveis de manter a longo prazo. Para recuperar um ventre bem tonificado, adote esta técnica abdominal, um método de ginástica hipopressiva, que tem muitas vantagens.

QUAIS TIPOS DE ABDOMINAIS PODEMOS FAZER PARA TER UM ABDÔMEN LISO SEM DANIFICAR O PERÍNEO?

Fazer abdominais, muitas vezes parece “difícil” para muitas pessoas. É preciso dizer que a técnica mais conhecida, que consiste em levantar o busto, não é das mais fáceis. Esses chamados abdominais hiperpressivos, que aumentam a pressão no abdômen e no períneo, apresentam certas desvantagens. Ao enfraquecer a região pélvica, eles podem favorecer o aparecimento de uma hérnia na região da virilha; sem contar com o risco de machucar o pescoço ou as costas. Pois, conseguir fazer abdominais hiperpressivos corretamente não é tão simples assim. Ao levantar-se, são possíveis lesões e mesmo alguns machucados. Outro risco dos “abdominais” é: promover a descida dos órgãos, especialmente se você acabou de dar à luz ou se seu períneo é relativamente frágil.

MAS QUAIS SÃO AS VANTAGENS DO MÉTODO HIPOPRESSIVO?

Por outro lado, a técnica abdominal hipopressiva, muito mais suave, pode ser realizada por qualquer pessoa sem riscos nenhum; exceto, claro, após uma cirurgia, como uma cesariana por exemplo. O método abdominal hipopressivo pode, no entanto, ser realizado sem preocupações após o parto normal (após sessões de reabilitação perineal).

Além da vantagem de preservar o períneo e as costas, os abdominais hipopressivos, baseados na respiração, permitem relaxar. A concentração exigida por esta técnica respiratória promove assim o relaxamento físico e psicológico. A academia hipopressiva também é conhecida por melhorar o trânsito intestinal, comprimindo e massageando a região abdominal. Mas, concretamente, como fortalecer o seu abdômen com esta técnica?

COMO FAZER ABDOMINAIS HIPOPRESSIVOS?

Além dessas vantagens, os chamados abdominais hipopressivos são simples de realizar. Para começar, deite-se de costas, estique o pescoço em toda a sua extensão, coloque os braços ao lado do corpo e dobre os joelhos para cima, com os pés paralelos.

Assim posicionado, suas costas devem ficar em postura neutra, ou seja: sua curvatura lombar natural (a cavidade na parte inferior das costas) deve ser respeitada; ao contrário das “flexões” clássicas, que exigem que você esmague voluntariamente a região lombar no chão. Quando estiver bem estabelecido, você poderá passar para a técnica de respiração hipopressiva.

O MÉTODO DE RESPIRAÇÃO PARA ABDOMINAIS HIPOPRESSIVOS

  1. Respire fundo enquanto expande seu ventre.
  2. Expire lentamente enquanto contrai o ventre, quase como se estivesse sendo sugado para o chão. Desta forma, os abdominais funcionarão contraindo-se naturalmente.
  3. Mantenha a posição e prenda a respiração por 10 a 20 segundos.
  4. Em seguida, inspire inflando profundamente os pulmões, enquanto mantém o ventre contraído tanto quanto possível.
  5. Tente manter a apneia por cerca de vinte segundos, antes de retornar à respiração normal, relaxando o seu abdômen por cerca de 20 segundos.
  6. Repita estes passos pelo menos cinco vezes seguidas, sendo o ideal realizar este exercício cerca de dez minutos por dia.

Ao realizar uma série de abdominais hipopressivos todos os dias, os resultados podem ser visíveis após apenas três a quatro semanas, porque esses exercícios tensionam naturalmente os músculos abdominais; o suficiente para se ter um abdômen tonificado enquanto consolida o períneo. Um exercício fácil de realizar, que uma vez dominado, também pode ser feito em pé ou sentado, no escritório, ou enquanto espera o transporte público ou em engarrafamentos.

Clique aqui e conheça também técnicas de Biohacking para melhorar mais ainda sua saúde.